CLARA DE ASSIS

CLARA DE ASSIS
Devemos viver e promover a sensibilidade ecumênica promovendo a fraternidade com os irmãos que pensam ou vivem a fé cristã de um modo diferente. Mas isso não significa abrir mão de nossa catolicidade. Quando celebramos a Eucaristia seguimos à risca o mandato do Mestre que disse: “Fazei isso em memória de mim!” A falta da Eucaristia deixa uma grande lacuna em algumas Igrejas. Um pastor evangélico, certa vez, me disse que gostaria de rezar a ave-maria, mas por ser evangélico não conseguia. Perguntei por quê? Ele disse que se sentia incomodado toda vez que lia o Magnificat em que Maria proclama: “Todas as gerações me chamarão de bendita” (Lc 1,48)… e se questionava o por quê sua geração tão evangélica não faz parte desta geração que proclama bem-aventurada a Mãe do Salvador! Realmente, ser católico é ser totalmente cristão!

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

ANO DA MISERICORDIA

jubileum“A Igreja é chamada, em primeiro lugar, a ser verdadeira testemunha da misericórdia, professando-a e vivendo-a como o centro da Revelação de Jesus Cristo. Do coração da Trindade, do íntimo mais profundo do mistério de Deus, brota e flui incessantemente a grande torrente da misericórdia”, disse o papa Francisco na Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Para auxiliar na divulgação do evento, o Vaticano criou um site, disponível em sete idiomas, também em português. Entre os materiais postados no portal está o calendário de atividade do Jubileu da Misericórdia, que iniciará no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição. A abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro marcará simbolicamente o início do Jubileu.
No dia 13 de dezembro, outro gesto está previsto: a abertura da Porta Santa da Basílica de São João em Latrão e nas catedrais do mundo, simbolizando a acolhida misericordiosa da Igreja ao povo, como pede o papa Francisco. “Esta fonte nunca poderá esgotar-se, por maior que seja o número daqueles que dela se abeirem. Sempre que alguém tiver necessidade poderá aceder a ela, porque a misericórdia de Deus não tem fim”.
Já a abertura da Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior será no primeiro dia do ano de 2016, único evento previsto para o mês de janeiro. Em fevereiro, as comunidades irão celebrar  o Jubileu da Vida Consagrada, encerramento do Ano da Vida Consagrada e o Jubileu da Cúria Romana. No mês de abril, o papa Francisco convocou o Jubileu dos Adolescentes, de 13 a 16 anos, no Domingo de Páscoa.
Em junho, haverá  celebração com os doentes e as pessoas portadores de deficiência. O maior evento  será a Jornada Mundial da Juventude, em julho, com a presença de milhares de jovens, na companhia do papa, em Cracóvia, na Polônia. Será a primeira JMJ após canonização de São João Paulo II.
O encerramento do Jubileu da Misericórdia está previsto para 20 de novembro, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
Confira o calendário dos principais eventos do Jubileu da Misericórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário