CLARA DE ASSIS

CLARA DE ASSIS
Devemos viver e promover a sensibilidade ecumênica promovendo a fraternidade com os irmãos que pensam ou vivem a fé cristã de um modo diferente. Mas isso não significa abrir mão de nossa catolicidade. Quando celebramos a Eucaristia seguimos à risca o mandato do Mestre que disse: “Fazei isso em memória de mim!” A falta da Eucaristia deixa uma grande lacuna em algumas Igrejas. Um pastor evangélico, certa vez, me disse que gostaria de rezar a ave-maria, mas por ser evangélico não conseguia. Perguntei por quê? Ele disse que se sentia incomodado toda vez que lia o Magnificat em que Maria proclama: “Todas as gerações me chamarão de bendita” (Lc 1,48)… e se questionava o por quê sua geração tão evangélica não faz parte desta geração que proclama bem-aventurada a Mãe do Salvador! Realmente, ser católico é ser totalmente cristão!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Uma  continua EFUSÃO do espírito

Tomás de Aquino, em sua “Teologia das Missões “ nos ensina que “a cada nova missão , a cada nova vocação , deve corresponder uma nova efusão do Espírito” Qual seja, necessitamos que o Espírito Santo, continuamente, promova uma atualização da graça em nós com vista a nos capacitar para alcançarmos aquilo a que Deus nos tem destinado em nossa caminhada rumo á santidade. O nosso “Pentecostes pessoal” – o nosso batismo – não esgotou as possibilidades que o Espírito  tem para conosco. Na sua Carta aos Efésios , Paulo recomenda a eles – que já “são cristão e crêem em Jesus Cristo” (1,1), que já foram “selados com o Espírito que fora prometido “ (1,13), que já” foram salvos”  (2,5) , e que são “concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (2,19) ..... que “ procurem estar repletos do Espírito “ ( cap.5,18b, na tradução usada por João Paulo ll no n. 72 da Exortação Apostólica Catechesi Tradendae ), E a eles mesmos – no capítulo 4, versículo 30 - , Paulo recomenda “ Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da redenção “ Ou seja, o nosso pecado, a nossa indiferença, a nossa tibieza, podem contristar e também “apagar” (cf. 1Ts 5, 19) o Espírito Santo já recebido. Podemos resistir a Ele (cf.At 7,51 ).....Não sem propósito, pois, nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, em seu num 667: “ Tendo entrado uma vez por todas no santuário do céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo”
      Diz Raniero Cantalamessa que  “ Jesus ressuscitado não batiza no Espírito Santo unicamente no sacramento do batismo , mas, de modo diverso, também em outros momentos : na Eucaristia , na escuta da Palavra e, em geral, em todos os ‘meios da graça’” ( A poderosa unção do Espírito Santo,  Ed. Raboni, p.47a 49 ) . Em suma, é importante sabermos que, para o crescimento na vida da graça, não basta simplesmente  dizermos  : “ eu já tenho o Espírito Santo “ Não é suficiente já  O  termos recebidos: é preciso que isto transpareça em nossas vidas. E que procuremos – oferecendo- Lhe crescentes espaços de santidade em nossas vidas – tê-Lo de um modo cada vez mais abundante. E não só Tê-lo , mas pertencer a Ele, deixando-nos por Ele sermos possuídos e dirigidos, como nos ensina Paulo Vl  na Exortação Apostólica Evangelii  Nuntiandi , num 75: “Ele é aquele que, hoje ainda, como nos inícios da Igreja, age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por Ele, e põe na sua boca as palavras que ele sozinho não poderia encontrar, ao mesmo tempo que predispõe a alma daqueles que escutam a fim de a tornar aberta e acolhedora para a Boa Nova e para o reino anunciado”. Os últimos tempos, que estamos vivendo , são os tempos da efusão do Espírito Santo. Trava-se pois, por conseguinte , um combate decisivo entre “a carne “ e o “Espírito “  (CIC 2819 ) . Coloquemo-nos, pois, hoje, sob a proteção da oração de João Paulo ll a favor dos leigos, que diz: “ Ó Virgem Santíssima, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja ...  Tu que estivestes no Cenáculo, com os Apóstolos em oração, á espera da vinda do Espírito de Pentecostes, invoca a Sua renovada efusão sobre todos os fieis leigos, homens e mulheres, para que correspondam plenamente á sua vocação e missão , como vides da “ verdadeira videira”chamados a dar “muito fruto” para a vida do mundo”

JLNEPO